31 de maio de 2010

Harleymania

Por Geraldo Simões

Moda? Volta ao passado? Exibicionismo? O que leva alguém a comprar uma Harley-Davidson certamente não é a moderna tecnologia empregada, nem tão pouco a aerodinâmica e muito menos os metais e ligas de última geração. Numa época em que cada vez mais leves e velozes, lá nos Estados Unidos a linha de montagem continua produzindo as Harley-Davidson num processo quase artesanal e sequer mencionam a remota hipótese de reduzir o peso ou aumentar o desempenho.
Levá-las a pesar menos seria uma perda de tempo e dinheiro, porque assim que alguém compra uma Harley a primeira coisa a fazer é personalizá-la. Ou seja, colocar acessórios que a deixe diferente das outras cinco milhões que estão rodando. Correr também não é hábito entre harlistas, porque eles costumam dizer que ao viajar de Harley o melhor não é chegar e sim rodar. Portanto não é preciso investir na busca de desempenhos estonteantes, pois não há harlista insano o bastante para correr numa moto de mais de 300Kg.



24 de maio de 2010

Viagem Zen

Temos amigos que fazem grandes viagens de no mínimo 7.000Km. Muitas vezes fazem 900km num dia só...
É mas, para a dupla dinâmica, esta foi a nossa primeira grande viagem ( um total de 1300Km) e zem pressa...

Fomos viajar para o norte do Paraná - Londrina, no final de março. Eu só conhecia até Tibagi, onde já nos hospedamos no Hotel Fazenda Itaytiba , que fica à 18Km de Tibagi.
Desta vez como iríamos sair de manhã cedo, resolvemos ficar no Hotel Itagy, quase no centro de Tibagi.
O pessoal do hotel nos trataram muito bem. Todos ficaram empolgados com a nossa curta estada... Principalmente por causa das Harleys...
No dia seguinte saímos em direção a  Londrina via  Telêmaco Borba - Imbaú - Ortigueira - ...Londrina.                   
Chegamos próximo do meio-dia em Londrina e nos hospedamos no Hotel Harbor ( antigo Hotel do Lago), que fica mais afastado do centro da cidade. E novamente fomos bem recebidos, adivinha por quê??? O gerente do hotel disse que ficaria responsável por cobrar R$ 5,00 por fotos que porventura hóspedes ou funcionários tirassem das Harleys...
Passamos 3 dias muito agradáveis encontrando pessoas muito legais e conhecendo um pouco a cidade de Londrina.



Na volta, pernoitamos em Ponta Grossa - leia a postagem- e no dia seguinte retornamos para Santa Catarina. Chegamos com o corpo cansado, porém com uma grande satisfação e alegria de ter tido energia para realizar esta façanha.

Então fica algumas sugestões de hotéis para quem quiser ir passear por lá.



Visualizar Rota para Londrina - Paraná em um mapa maior

20 de maio de 2010

Andando na Cidade

Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil, mas também perigoso então veja algumas coisas que você pode fazer para tornar seu passeio mais seguro:


SEMÁFORO: Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim! Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

COM OUTRAS MOTOS: Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.
Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também!

ULTRAPASSAGEM: quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita.

ESTACIONAMENTO: Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!
Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro.

COSTURAR NO TRÂNSITO: Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.

Fonte: Motrópolis Moto Clube

15 de maio de 2010

Andando na chuva


Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:

NA CIDADE: evite o canto interno das curvas pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;

AS POSSAS D'ÁGUA: evite-as pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);

NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos) pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda, também terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane; OBS: ISTO TAMBÉM VALE PARA PISTA SECA!

CALIBRAGEM DE PNEUS: andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.

FREIAR NA CHUVA: a pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa!, portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.

Fonte: Motrópolis Moto Clube

8 de maio de 2010

Fotos das Sportster 883, desde 1957


Sportster  XL 1957.


XLCH Sportster 1958.


XL  1959.


XLCH  Sportster 1964.


Sportster XLCH com acessórios: bolha, faróis auxiliares, assento branco e branco/preto.
Os canos de escape sobrepostos eram muito populares.


XLH Sportster 1979.


XLH Sportster 1981.


 Aniversário de 25 anos da Sportster (1982)
Edição especial em prata e preto.


1989 XLH 883.



XL 883 Custom 2005.



Sportster Race 2007.


A mais baixa das Sportster.


 
XL 53 Custom.
Todos os modelos 2007 já vem com injeção eletrônica

Vìdeos Zen na Motocicleta