Pilotos, muita atenção na hora de ter que fazer manobras bruscas ou paradas emergenciais. Atitude calma e sem entrar em pânico...
Quando precisamos fazer paradas emergenciais de motocicleta, é imprescindível ter em mente como executá-las de forma segura.
Nestas paradas repentinas o procedimento se inicia bem antes do momento em questão. Precisamos usar a nossa intuição.Segundo Steve, devemos ter em mente o SEE (BAA- em português), que significa:
Search ( Busque) - verifique a área à sua frente em busca de perigos potenciais e situações se revelando. Sempre esteja olhando através dos retrovisores para ver o que está acontecendo atrás, também.
Evaluate (Avalie) - processe as informações e antecipe os problemas. Preveja o que pode dar errado e esteja pronto para agir. Motoristas desatentos ou inexperientes, animais na estrada, buraco na pista. Mantenha uma certa distância do automóvel à sua frente, a fim de evitar colisões.
Execute (Aja) - quando a situação requer que você aja, ajuste sua velocidade, sua posição,a marcha e comunique suas intenções. Certifique-se de que os outros estão lhe vendo.
O propósito é direcionar as situações para que se possa parar completamente e rapidamente, de forma segura. Sem travamento de rodas, pois uma pilota destreinada vai reagir e frear forte com ambos os freios.
Baseado no texto: The key to "Panic Stops": Don't Panic!
By Steve Pruet - Regional Lead Instructor, Harley-Davidson Rider Services
Um dia desses, estávamos próximo da entrada para Itajaí; eu estava na pista da direita e um caminhão (no acostamento) estava dando sinal para entrar na rodovia. Então dei sinal e fui para a pista da esquerda, cuidando pelo retrovisor, mas quando olhei para frente o caminhão já estava indo para a pista da esquerda para fazer o contorno... Que legal... Me assustei e a reação foi frear, principalmente com a roda traseira e ela travou... Mas imediatamente aliviei o freio, diminuí uma marcha, avaliei o meu entorno, desviei do caminhão pela direita, acelerei e o ultrapassei.
Ufaaaa, essa foi por pouco...
Vera,
ResponderExcluirsua reação foi correta e executada com precisão, apesar do excesso na frenagem com a roda traseira, que você corrigiu corretamente. Segundo dados da National Transport Safety Board, dos EUA, a grande maioria de acidentes com motocicletas, naquele país, é resultado de entradas bruscas de veículos na pista, exatamente como ocorreu com você.
Compartilhar esta experiência é muito importante para todos que seguem seu blog.