1 de outubro de 2010

Qual a atitude ao pilotar uma moto

Fonte: Harley-Davidson Rider's Edge and the "Motorcycle Safety Foundation's Guide to Motorcycling Excellence."

"Pilotar uma motocicleta é uma tarefa complexa - certamente mais do que dirigir um carro."
É preciso toda a sua atenção e destreza; e por estar fisicamente mais exposto, as conseqüências da perda de foco podem ser muito mais severas.
Por isso é tão importante estar preparado tanto fisicamente, como mentalmente enquanto pilota.
Não há segredo em alcançar esta meta - tudo é uma questão de tática e estratégia a ser implementada, que começa antes mesmo de subir na moto.

1. Tenha um plano: saiba onde você quer ir, por onde, quais os obstáculos ou dificuldades ao longo do caminho. Isso não quer dizer que não se possa explorar, pilotar em direção ao desconhecido, pois isso é uma das alegrias em pilotar (sem destino). 

2. Conheça sua motocicleta
Motocicleta nova ou alugada, ou do amigo; é importante se familiarizar com os comandos, posição de pilotagem, ajustes de espelho,sistema de som, etc.

3. Esteja descansado
Estudos mostram que a sonolência é um grande fator contribuinte para acidentes de carro e motocicleta.
Dirigir sonolento é perigoso, pilotar quando você não está totalmente desperto é mais arriscado ainda.
Fatores contribuintes para a sonolência: sono insuficiente, pilotar longas retas, pilotar à noite e muitas milhas; uso de sedativo, desordens do sono, consumo de álcool.

Sinais indicativos de cansaço enquanto se está pilotando : suas pálpebras pesam continuamente, você não consegue lembrar as últimas kilometragens, você perde aonde entrar, não consegue parar de bocejar, tem dificuldade de manter os olhos na estrada e tem momentos onde perde o foco.
Se observou algum destes sintomas - PARE - encontre um lugar seguro para estacionar, hidrate-se, nutra-se, use roupas adequadas e se possível, encontre um lugar para passar a noite.

4. Mantenha seu celular desligado.

5. Emoção excessiva, especialmente a raiva, pode cegá-lo e você não consegue discriminar. Como ser humano, nós tendemos a pensar que, sempre estamos certos quando há um conflito na rodovia. Mas se você está numa motocicleta ultrapassando um carro, ou uma pick up, ou uma minivam, ou ainda, um caminhão; não importa quem está certo - porque você vai perder. Leia também a postagem do Maccori - sobre ultrapassagens.

6. Mantenha a mente limpa
Bebida e pilotagem não se misturam
Se você for beber não pilote ou dirija. Porém o álcool e drogas não são os únicos problemas. Muitos medicamentos podem causar sonolência.

7. Escute seus amigos
Atenção para o que as pessoas, em que você confia, tem a lhe dizer. Quando estamos cansados ou não estamos nos sentindo bem ou ainda, bebemos além da conta; não somos capazes de avaliar nosso estado.
Um amigo diz que nós não somos nós mesmos, é bom levarmos em consideração. É melhor tomar uma difícil decisão e adiar para o outro dia do que por a vida em risco.

                      Revista HOG 006 - 2010


Muitas motos possuem sistema de som, mas para determinadas pessoas, a música provoca uma mudança na mente - faz com que ela entre num mood -que mascara a realidade- O AGORA. Ela pode se sentir muito poderosa, alegre, nostálgica, triste...e assim por diante.


Mas do que ela precisa no agora? 
Manter a atenção ao pilotar. 

Um comentário:

  1. Muito bom e muito válido, gostei especialmente dos itens 3. e 7., temos de aprender a 'ler' tudo que está a nossa volta, sentindo a aproximação do improvável!
    Haribol

    ResponderExcluir

Vìdeos Zen na Motocicleta