Leia a matéria no blog do Roque
Esta matéria sobre a temperatura ideal do óleo é uma ótima informação, ainda mais para aqueles motociclistas que moram em cidades cuja a temperatura chega aos 35° facilmente, no verão. E se tiverem que enfrentar um congestionamento, sendo o motor refrigerado a ar... Problema...
Só percebo que a temperatura do óleo está acima do normal quando a moto começa a morrer. Então paro com ela numa sombra e espero a temperatura baixar.
18 de janeiro de 2010
12 de janeiro de 2010
Rider Program - Levantando a bike
Alguém deitou a moto e estava querendo levantá-la no muque, antes que todo mundo visse...
Mas esta situação serviu de exemplo para mostrar como erguer a motocicleta corretamente.

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Mas esta situação serviu de exemplo para mostrar como erguer a motocicleta corretamente.
A maneira utilizada foi:
- se a motocicleta estiver com as rodas no ar, primeiro colocar as rodas em contato com o solo, para que o óleo não vá para o motor;
- " sentar " no banco de costas e com as pernas flexionadas e com uma mão segura-se o guidão ( que deve estar virado na sua direção), com a outra mão segura-se em baixo do banco ou no "mata-gato";
- estando os pés bem firmes no chão, vai-se erguer a moto com as pernas e não com as costas;
- depois é só deixá-la no cavalete e levantar o seu astral novamente.

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8 de janeiro de 2010
Rider Program - Postura do piloto
Postura para pilotar uma Harley
Parece óbvio, mas não é. Muitas vezes não estamos conscientes de tensões que mantemos ao pilotar. Só depois que a dor está presente é que percebemos o quanto estamos contraídos.
Quando fizemos o Rider Program, o instrutor passou algumas informações que foram úteis, como por exemplo:
- Sentar no banco com a coluna relaxada sobre o quadril ( evitando contrações e desvios laterais ).
- As pernas devem estar relaxadas com os pés apoiados nas plataformas ou pedais e ao mesmo tempo deixá-los bem próximos aos comandos a fim de movimentá-los o mínimo possível.
- Os ombros e braços também devem estar relaxados com as mãos apoiadas nos manetes.
Outra solução é adaptar a sua moto conforme a sua estatura.
A Harley-Davidson possui uma linha de acessórios impressionante ( guidão, amortecedor, plataformas, manetes, e muito mais).
Nesse caso as pernas estão relaxadas e as costas também. Porém os braços não estão relaxados.
Vamos ver como solucionar esta situação, encontrando um guidão onde os comandos fiquem mais próximos da pilota... Também quem manda ter 1,58m?
4 de janeiro de 2010
Rider Program - Advanced Riding
Em setembro de 2007, após meu marido ter comprado a Heritage, fomos para Curitiba participar do Rider Program - Advanced Riding. Tratava-se de um treinamento para aprender como andar de motocicleta em baixa velocidade. Sabemos que a maioria das quedas de motocicleta acontece quando manobramos devagar, daí a importância deste curso.
Nosso instrutor foi o Baccaro, é ele quem administra os cursos pela Harley-Davidson aqui no Brasil. Quem tiver a oportunidade de participar, vale a pena, pois trará maior confiança e prazer no pilotar a motocicleta dos sonhos.
Os pontos mais importantes que gravei são:
- manter a moto em 1ª marcha e controlar a velocidade através da embreagem;
- freiar somente com o freio traseiro, pois se você utilizar o freio dianteiro a moto vai pender para o lado que você está fazendo a curva;
- fixar o olhar aonde você quer ir; não fixe aonde não quer ir senão... é pra lá que você vai. É importante não olhar para o chão, e sim mais adiante podendo observar ao seu redor:
- evitar deixar os pés no chão; mas é difícil, pois dá um medo de deixar que a moto caia... O pé direito tem que ficar controlando o freio;
- deve-se treinar meia-hora por semana a fim de se tornar um piloto(a) profissional. Dos vinte que fizeram o curso adivinha quem faz isso?
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