14 de dezembro de 2010

Filosofando em cima de uma moto

Não é recomendável ficarmos pensando nas situações ou problemas enquanto estamos pilotando uma moto, porque atenção fica comprometida. "Viajando na moto" no sentido metafórico, vai causar problemas... Quando pilotamos devemos estar 100% no Agora...

Tenho tirado algumas lições com relação ao pilotar e uma delas é esta:
Se você ver algo na estrada, não fique olhando, senão você vai em direção daquilo... Ou seja, não olhe para onde você não quer ir.
Então vamos transportar esta experiência para o dia-a-dia: saúde, sentimentos, acontecimentos - noticiário. Vejo pessoas se encontrando nas esquinas da cidadezinha para falar de doença, de tragédias, de sofrimento... Não vai mudar as coisas falando sobre, a não ser a nossa energia. Ao invés de nos sentirmos bem, nos tornaremos também pesarosos. E isso contribuirá negativamente para o "Astral do planeta". O planeta precisa de energias de alegria, de liberdade, coragem, e AMOR.
Vamos fazer a nossa parte nos sentindo Zen quando pilotamos nossas bikes?...Veja também






9 de dezembro de 2010

Roda Raiada Amassada

Quando ainda estava me adaptando com a 883, passei por um buraco na estrada, e adivinha?.... A roda entortou ....
O que fazer agora?
Fomos à  Harley de Curitiba e eles nos disseram que era para levarmos a roda para consertar numa Loja de pneus ou então comprar uma nova roda. Ai, ai, ai....
Levamos a roda até a loja recomendada e eles também não tinham como consertar. Indicaram um lugar próximo à  rua João Negrão. Porém chegando lá o senhor nos disse que só trabalhava com rodas de alumínio. E que também não poderia nos ajudar. Mas, que na rua João Negrão,1685; havia uma oficina de motos que poderia fazer o serviço.
Chegando lá conhecemos o Hélcio, muito bem humorado, pegou a roda e mostrou que eu havia pegado mais do que um buraco... Aquilo me arrepiou... Mas tem conserto? eu perguntei. Ele disse: não vai ficar 100% mas vou fazer o possível.
Como havíamos chegado lá pelas 10:00, perguntamos se poderíamos apanhá-la de tarde, pois viajaríamos de volta para casa naquele mesmo dia.
O trabalho para desentortar era manual, ou melhor, artesanal e demorado, mas ele fez de tudo para poder nos entregar naquele dia  mesmo.
Muito obrigada pelo seu trabalho, Hélcio, a roda ficou 100%!!!

O telefone do Hélcio é 41 3333-1143
email: helciomiguelreis@hotmail.com


4 de dezembro de 2010

Sportster SuperLow 883

SuperLow 883, uma Harley para as mulheres que pilotam e tem baixa estatura, ou não são tão experientes em pilotagem, mas que gostam de uma moto custom, ou melhor, uma Harley-Davidson.
 A partir de 2011, a Sportster SuperLow vai substituir a Sportster Low. Mas, segundo Greg Falker, gerente de projetos - esta é uma bike totalmente nova. Com novos pneus e rodas( aro 18 no dianteiro e aro 17 no traseiro), nova suspensão, o tanque de gasolina para 17 litros e pesa 252Kg, portanto 9 Kg a menos que a 883 Low. A altura do assento é de 637mm, contra 660 da SportsterLow (baseando-se numa 2005). E o guidão também tem outro desenho.
Segundo a revista HOG, a XL SuperLow é um modelo que foi desenvolvido para pessoas que querem uma moto fácil de ser pilotada e que consigam apoiar os pés firmemente no chão em paradas.
Fonte: Revista HOG 007




Foto Autocosmos- México


 Guidão da Low


 Guidão da nova Superlow


Linda máquina!!!



Sem dúvida, uma moto onde não é preciso ficar  se equilibrando com a ponta dos pés, dá uma segurança para o piloto. Tanto no fazer manobras em baixa velocidade quanto no movimentá-la parada. Por exemplo,  estrada de chão, piso molhado, subida íngreme, depressão ou buracos no chão; são um veneno para aqueles que não alcançam o pé no chão.

A pergunta agora é a seguinte: Será que este modelo virá para o Brasil?

29 de novembro de 2010

Manobras Emergenciais

Pilotos, muita atenção na hora de ter que fazer manobras bruscas ou paradas emergenciais. Atitude calma e sem entrar em pânico...           

Quando precisamos fazer paradas emergenciais de motocicleta, é imprescindível ter em mente como executá-las de forma segura.
Nestas paradas repentinas o procedimento se inicia bem antes do momento em questão. Precisamos usar a nossa intuição.Segundo Steve, devemos ter em mente o SEE (BAA- em português), que significa: 
Search ( Busque) - verifique a área à sua frente em busca de perigos potenciais e situações se revelando. Sempre esteja olhando através dos retrovisores para ver o que está acontecendo atrás, também.
Evaluate (Avalie) - processe as informações e antecipe os problemas. Preveja o que pode dar errado e esteja pronto para agir. Motoristas desatentos ou inexperientes, animais na estrada, buraco na pista. Mantenha uma certa distância do automóvel à sua frente, a fim de evitar colisões.
Execute (Aja) - quando a situação requer que você aja, ajuste sua velocidade, sua posição,a marcha e comunique suas intenções. Certifique-se de que os outros estão lhe vendo. 

O propósito é direcionar as situações para que se possa parar completamente e rapidamente, de forma segura. Sem travamento de rodas, pois uma pilota destreinada vai reagir e frear forte com ambos os freios. 

Baseado no texto: The key to "Panic Stops": Don't Panic!  
                            By Steve Pruet - Regional Lead Instructor, Harley-Davidson Rider Services

Um dia desses, estávamos próximo da entrada para Itajaí; eu estava na pista da direita e um caminhão (no acostamento) estava dando sinal para entrar na rodovia. Então dei sinal e fui para a pista da esquerda, cuidando pelo retrovisor, mas quando olhei para frente o caminhão já estava indo para a pista da esquerda para fazer o contorno... Que legal... Me assustei e a reação foi frear, principalmente com a roda traseira e ela travou... Mas imediatamente aliviei o freio, diminuí uma marcha, avaliei o meu entorno, desviei do caminhão pela direita, acelerei e o ultrapassei.
Ufaaaa, essa foi por pouco...
Tudo isso acontece em segundos...E a adrenalina vai a mil...Por isso é importante estar alertaconsciente para agir com frieza e determinação.



13 de novembro de 2010

O Valor agregado de uma Harley-Davidson

A colaboradora da Harley-Davidson Company, literalmente, veste a camisa e faz um trabalho belíssimo na pintura das motos. 
Aquilo que não é visto mas que agrega valor e faz a diferença




Fonte: Revista HOG 004

Vìdeos Zen na Motocicleta