23 de novembro de 2009

O modo Zen de conduzir Motocicletas



Em certa revista norte-americana sobre motociclismo, ou foi em um livro, já não me recordo, alguém menciona que "adora as motocicletas porque estas possuem uma alma e que esta nos assiste com a nossa Alma". Bom, guardei na mente o aviso a fim de verificar quanto era válido. Interessante, trazer o sutil para o nível prático! Pessoalmente gosto disso , quanto mais prático for o enunciado, mais verdadeiro é. Claro, temos uma relação muito pessoal e afetuosa com nossa motocicleta, seja de que tamanho for ou marca. É como  um ícone na tela de nossa mente, embora chamemos isto " um sonho"!  Mas, daí a afirmar que possui uma alma? E mais ainda, que esta alma mecânica nos está ajudando? Difícil de aceitar, ao menos para a maioria de nós, idólatras dos aspectos plásticos e mecânicos de dirigir motocicletas. Não fiquei nisso, porém, fui experimentar e ruminar o pensamento. Também gosto muito das motocicletas, não apenas do seu aspecto óbvio, imediato glamour e ampla liberdade. Falo de algo mais sutil que vem com ela, algo que me nivela e tranquiliza, sem desafios, sem comparações, sem grandes sonhos de pegar longas estradas, sejam nacionais ou internacionais. O fato é que encontrei uma outra identidade ao dirigir minha motocicleta, algo bem mais abrangente e mais presente.

Olhe, fala-se muito que um livro é o melhor companheiro, que um cão é o melhor amigo, que com a motocicleta se alcança a liberdade. Tudo bem, porém, há algo mais inspirador em uma  motocicleta e isto é o que a torna nossa melhor amiga: a motocicleta nos desperta! O quê, você ainda não se deu conta? É claro, há benefícios óbvios: você pode encontrar seus amigos, pode conhecer novos lugares, pode relaxar depois de uma semana de trabalho, ou, simplesmente, sentir-se forte e energizado em seu relacionamento com a motocicleta. Mas, há um benefício ainda maior.

Vamos colocar as coisas assim: a moto, de início, era talvez apenas um objeto desejado, cuja posse fazia você estremecer. Hoje, não sendo mais um 'sonho', talvez você possa enxergar algo mais: ela oferece a você a oportunidade de sair da mesmice do dia a dia e assim permanecer. Sim, mas o que vem a ser isto? É colocar-se em um nível de consciência que estimula sua atenção e você dirige sem se desligar de sua inspiração interior. É nisso que a motocicleta se diferencia do livro ou do cão, oferecendo a você a chance de vivenciar sua verdadeira natureza no aqui e agora! Sim, agora posso ver, ela tem alma, e esta alma me ensina a expandir minha energia e meus conceitos, e assim vou mais longe!

A conclusão de todo sonho é o despertar, como a conclusão da noite é a manhã. Não temos de ficar correndo de um sonho a outro, pois podemos despertar. E a motocicleta, nossa amiga silenciosa, nos proporciona exatamente isso.  Há um tipo de ritual cada vez que saímos, preparamos nossas coisas, mas nos preparamos mentalmente também. Chegamos até a imaginar certas paisagens, certos trechos da viagem, antecipando algumas sensações. Quê significa isso? Você procura se colocar em um nível de consciência acima do convencional, eis tudo!

E parece que este é um aprendizado  que temos de transportar para a vida agora. Expansão é vida e contração, ou encolhimento deliberado, é morte. Podemos afirmar hoje, sem medo de errar, que o mundo e acontecimentos recentes quase nos obrigam a rever e mudar nossos conceitos, como gritando em nosso íntimo - "desperta, desperta! fique mais alerta!" Vivenciar, nos outros momentos, aquele estado Zen ao conduzir a motocicleta. Não relaxar, continuar ao comando o tempo todo. Faz bem e é prazeroso!

Para lidar com qualquer situação, mantenha o espírito de estar dirigindo a motocicleta. Descubra quem você é apenas mantendo-se desperto do sonho, todo alerta. Qual é o resultado? Você se sente acima dos outros estados e define isso com a palavra liberdade.  Porém, o que acontece é que, quando você está desperto, você é livre!  Portanto, sinta-se livre o tempo todo... no espírito de dirigir a motocicleta! 
By  Sri Jay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vìdeos Zen na Motocicleta