7 de julho de 2011

Uma Verdadeira Pioneira

Por Charles Plueddeman


Na América dos anos 30 uma mulher conduzindo uma motocicleta era algo bem incomum. Se fosse dirigir solitariamente através do país por estradas lamacentas da América rural, isso era quase escandaloso. E se esta mulher fosse negra, bem, as coisas podiam se complicar quando Bessie Stringfield surgisse em uma cidade pilotando sua própria Harley-Davidson.
Entre os anos 30 e os anos 40, Stringfield fez 8 viagens de longa distância solitárias, atravessando um total de 48 estados. Ela fez sua primeira pilotagem quando tinha 19 anos, era apaixonada por motocicletas e simplesmente se recusava a deixar que as barreiras de sua época a impedissem.


Com 5 anos ficou órfã, foi adotada por um rico casal  de brancos em Boston, que alimentavam sua franca independência. Ao completar 16 anos pediu de presente uma motocicleta e lhe foi dado uma Indian 1928. Ela não sabia como pilotar uma motocicleta, então orou por orientação, colocando cartas à Deus debaixo do travesseiro. Certa noite sonhou que estava pilotando uma moto em volta do quarteirão, trocando as marchas, e no dia seguinte já estava conduzindo sua Indian. 
Em 1930 Bessie trocou sua Indian por uma nova Harley-Davidson e logo saiu para sua primeira viagem(cigana) através do país. Devido ao preconceito se negava ficar em Hospedarias, procurando em vez disso, um quarto de uma família negra do local, ou apenas dormindo sobre sua motocicleta em um posto de gasolina, colocando sua jaqueta de couro sobre o guidão como travesseiro.
"Por onde eu passava, onde quer que pilotasse, as pessoas ficavam boquiabertas vendo uma mulher negra dirigindo uma motocicleta".

Durante a segunda Grande Guerra, Bessie foi voluntária para o exército prestando serviço civil, depois de passar por um rigoroso teste em sua própria motocicleta. Ela foi casada e divorciada 6 vezes; perdeu 3 filhos de seu primeiro casamento e nunca mais teve filhos.
Depois da morte de seus pais adotivos, ela fixou residência em Miami onde cruzava as ruas da cidade com 2 poodles sentados sobre seus joelhos, tendo sido apelidada pela imprensa local como a "Rainha Negra de Motocicleta". E mais tarde de "Rainha Motociclista de Miami". Bessie é a fundadora do Iron Horse Motorcycle club house. 
Durante os 63 anos de pilotagem Bessie teve 27 Harley-Davidson e todas eram azul e novas.

Fonte: Revista HOG 009
Tradução Hérbertom Atem





Grande Mulher!!!!

4 comentários:

  1. Grande história essa, Vera! Parabéns por compartilhar com a gente.

    []s,

    Jacqueline Hochberg

    ResponderExcluir
  2. São mulheres especiais, não é mesmo, Jacque???
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Uma mulher à frente de seu tempo... Bela história!

    ResponderExcluir

Vìdeos Zen na Motocicleta