21 de abril de 2015

Pilotando na Chuva - para não "experts"

Volta e meio vejo os motociclistas comentarem que a chuva não os amedronta, que não tem tempo ruim para um verdadeiro motociclista, e que não são de açúcar para não poder andar na chuva...


Muito bem, na minha opinião - moto e chuva não combinam - visto que duas rodas é muito mais difícil de se parar com o chão molhado. É claro que, quando se está na estrada e começa a chover, não se tem como parar, a não ser, para vestir a capa de chuva e continuar pilotando.
Geralmente no início da chuva, até que a poeira e o óleo sejam lavados da pista, esta fica mais escorregadia do que o normal. Dizem que é melhor parar a motocicleta e esperar uns 20 minutos, para depois continuar viajem.




Então vamos lá...
Em primeiro lugar - não devemos ter pressa para chegar. A sua velocidade deve ser boa o suficiente para não ter que ficar freando; escolha a melhor marcha para que a moto esteja com força ideal para isso.
Segundo, quando precisar frear - use os dois freios de forma suave e nas curvas não freie e não incline a motocicleta como você faz quando a pista está seca .

Às vezes o fator chuva pode agravar ainda mais se, você usa óculos de grau, se a sua roupa ficou molhada e você está passando frio.
Tudo isso dificulta manter a atenção no nível ideal. Se você não tem compromisso, o melhor é encontrar um ótimo hotel, tomar uma banho e esperar para continuar viagem no dia seguinte.

Na estrada evitar o centro da pista, pois geralmente tem óleo de freio dos caminhões e as faixas pintadas ficam escorregadias. Evite também ficar muito próximo do veículo da frente - para dar tempo de desviar de um buraco e também, conseguir se desvencilhar quando, porventura, ele fizer alguma manobra brusca.

Jamais freie só com o freio traseiro ou só com o dianteiro... pois a moto vai derrapar. Os entendidos dizem que devemos usar 70% - 80% do freio dianteiro e 30% - 20% do freio traseiro. Eu, sinceramente não sei medir estas coisas, só sei que ambos tem de ser acionados e que o freio da frente é mais importante que o de trás por causa do peso que é transferido para a roda dianteira na hora da frenagem.

Este vídeo é muito bom para entendermos a frenagem na chuva.
Divirtam-se!




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