Olá amigos de estrada, hoje gostaria de começar falando um pouco sobre os tipos de freios existentes em motos, e depois abordar qual foi a melhor estratégia que adotei para cada tipo de freio.
Sabemos que é preciso apertar o manete direito bem como o pedal direito para frear a motocicleta.
Mas em que condições isto acontece de forma eficiente?
Pois bem, inicialmente vamos falar um pouco sobre os três tipos de freios para as motocicletas: freios - a tambor, a discos e ABS ( Antilock Braking System).
Motocicletas com freio à tambor precisam de manutenção mais frequentes; quando for preciso frear - demora mais tempo para parar e com chuva fica mais perigoso, ainda. Algumas motos acima de 500 cc vem com freio a tambor na roda traseira.
Freios a disco são mais eficientes, porém ainda dependem da destreza do piloto para que a roda não trave em situações emergenciais. O piloto é quem precisa ter aptidão para evitar o travamento das rodas - o que o ABS faz automaticamente. Muitas motocicletas acima de 800 cc já vem com um ou dois freios a disco na roda dianteira, e um disco na roda traseira.
Vejo muitas pessoas pensarem que se tiver uma moto com freios ABS, a frenagem está garantida... É claro que o frear com ABS é muito mais segura, mas saiba de uma coisa - o ABS não funciona na curva. Então ainda é preciso muita atenção no processo. Motocicletas com ABS evitam que a roda bloqueie, e há motocicletas que possuem um sistema de frenagem integrada - roda dianteira e traseira trabalhando em conjunto - , são muito eficientes , desde que sejam feitas as revisões periódicas no sistema, por pessoal especializado.
Há um ano, um amigo sugeriu que eu trocasse de motocicleta, porque a minha não tem freios ABS. Então, comentei que estava satisfeita com os freios a disco e que já havia adotado alguns procedimentos para compensar a falta do ABS; ou seja, não exagerar na velocidade, ficar distante do automóvel da frente, ficar alerta para o entorno. Porque distração ou cansaço, enquanto pilotamos, são os maiores causadores de frenagem inadequada...
Moto com freio a tambor leva mais tempo para frear. Estando ciente disto, deve-se ter muito mais cuidado e adotar uma pilotagem mais defensiva, principalmente quando chove.
Freios ABS são melhores que os freios a disco, mas é importante saber que eles só funcionam em linha reta. Na curva a atitude deve ser a mesma que um freio a disco. Freios a disco é preciso que o piloto saiba qual a pressão a ser usada na hora de acioná-lo e em que porcentagem - o "feeling" é muito importante neste caso.
Bem, por hoje é só pessoal. Mais informações sobre os freios é só clicar nos links da referência.
Ride your World!
Bem, por hoje é só pessoal. Mais informações sobre os freios é só clicar nos links da referência.
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Referência:
Costumo frear sempre com a dianteira seguido do acionamento do pedal de freio traseiro, mas para não correr o risco de travar a roda dianteira e cair, uso apenas o dedo médio para acionar o manete de freio. Quando estou com garupa, utilizo o dedo indicador e o médio juntos para acionar o freio dianteiro, sempre complementada com o acionamento do pedal de freio traseiro. A eficiência da frenagem e a segurança são proporcionais à aderência do pneu à pista, então sempre trocar os pneus quando atingirem 5 anos de fabricação, pois ficam ressecados e sem aderência com o passar do tempo. Para saber a data de fabricação do pneu, veja o DOT na lateral da banda de rodagem. Sempre frear ANTES de uma curva para entrar com velocidade compatível, e nunca frear quando a pista se encontra com vestígios de areia, manchas de óleo, ou sobre tampas de ferro molhadas, sob risco de travamento. Sempre transitar numa velocidade que lhe permita parar a moto até o ponto mais distante que se enxerga na pista. Ao se aproximar de uma curva, tenha em mente que podem haver obstáculos na pista mais à frente, como buracos, animais ou mesmo algum veiculo transitando na contra-mão. Por isso, todo cuidado é pouco, pois é a sua vida e a de seu acompanhante que se encontra em jogo... No mais, é só alegria... :-)
ResponderExcluirBoa tarde! Muito obrigada pelo seu feed-back pois, é importante trocarmos experiências. Nos vemos na estrada!
ExcluirBoa tarde! Muito obrigada pelo seu feed-back pois, é importante trocarmos experiências. Nos vemos na estrada!
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