Quando chove e estamos pilotando sempre observei que as alavancas ficavam escorregadias. Seja na hora de apertar o freio dianteiro ou trocar marchas havia um certo desconforto. Então, decidi revestir os manetes e as alavancas com nobuk - um tipo de couro mais rústico que é facilmente encontrado nas casas de sapateiros.
Material: couro, perfurador de couro, tesoura, linha para costurar couro, cola de sapateiro, fita de couro.
Como fazer:
- Cortar 2 quadrados de 10 x 10,5 cm.
- Cortar 2 trapézios com base maior de 6 cm, altura de 8 cm e base menor de 4 cm.
- Perfuro as laterais, cuidando para manter o mesmo número de furos em ambos os lados;
- Cortar uma fita de nobuk com espessura de uns 4 mm e comprimento de uns 50 cm, ou pode-se adquirir esta fita pronta em uma loja de bijuterias.
- Revestir os manetes e as alavancas e usar o trançado que sua criatividade quiser.
- Para evitar que o couro dance, pode-se usar uma cola de sapateiro para fixá-lo na peça.
- Para fixar as franjas na alavanca amarro com fio especial para couro e uso um pouco de cola, também.
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Depois eu cortei uns 2 cm do couro que vai na alavanca,
mas na descrição acima já está a medida correta. |
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Perfurador de couro |
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Peça pronta |
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Fita trançada, dá o acabamento. |
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Trançado simples com franja ( que pode ser do comprimento que desejar) |
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Couro preto e fita em nobuk marron |
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Pele bovina - tipo tapete - e fita de nobuk marron |
Gostei do resultado, melhora a pegada e a aderência ao pressionar as alavancas.
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