20 de maio de 2010

Andando na Cidade

Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil, mas também perigoso então veja algumas coisas que você pode fazer para tornar seu passeio mais seguro:


SEMÁFORO: Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguém por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim! Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

COM OUTRAS MOTOS: Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.
Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também!

ULTRAPASSAGEM: quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita.

ESTACIONAMENTO: Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!
Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro.

COSTURAR NO TRÂNSITO: Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.

Fonte: Motrópolis Moto Clube

15 de maio de 2010

Andando na chuva


Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:

NA CIDADE: evite o canto interno das curvas pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;

AS POSSAS D'ÁGUA: evite-as pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);

NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos) pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda, também terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane; OBS: ISTO TAMBÉM VALE PARA PISTA SECA!

CALIBRAGEM DE PNEUS: andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.

FREIAR NA CHUVA: a pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa!, portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.

Fonte: Motrópolis Moto Clube

8 de maio de 2010

Fotos das Sportster 883, desde 1957


Sportster  XL 1957.


XLCH Sportster 1958.


XL  1959.


XLCH  Sportster 1964.


Sportster XLCH com acessórios: bolha, faróis auxiliares, assento branco e branco/preto.
Os canos de escape sobrepostos eram muito populares.


XLH Sportster 1979.


XLH Sportster 1981.


 Aniversário de 25 anos da Sportster (1982)
Edição especial em prata e preto.


1989 XLH 883.



XL 883 Custom 2005.



Sportster Race 2007.


A mais baixa das Sportster.


 
XL 53 Custom.
Todos os modelos 2007 já vem com injeção eletrônica

30 de abril de 2010

Qual a sua roupa ideal para andar de moto??

Com intuito de ajudar as pessoas a encontrarem sua melhor roupa para andar do moto, nada como trocar uma figurinhas on line. Portanto faço esta pergunta esperando que você participe com sua experiência.
Já vi propagandas e acreditei nelas... Já falei com algumas pessoas e elas também me passaram algumas informações:
  1. Bota Mondeo feminina 100% impermeável - bastou um dia de chuva para entrar água. Depois da tentativa frustada de entrar em contato com o fabricante. Aposentadoria antecipada para ela.
  2. Botas da Salomon são realmente impermeáveis e boas para se pilotar
  3. Calça feminina de goretex da marca Ixon - entra água pelas costuras do gancho. Que legal, né...
  4. Roupas de goretex com o tempo também não serão mais impermeáveis; e são um sofrimento para tirar na hora de ir ao banheiro, ainda mais se estiver suando...
  5. Algumas pessoas preferem usar calça jeans, camiseta segunda-pele e jaqueta de couro ou aquelas jaquetas de verão da Harley-Davidson.
  6. A capa de chuva é indispensável e das que eu usei, a única que é impermeável é a da Harley-Davidson. Tem um amigo que usa a da marca Euromoto e diz que é boa , também.
Então o que mais você pode nos contar???
Agradeço desde já sua cooperação.

Bom, já temos 2 comentários de pessoas que têm bastante experiência... Vale a pena ler.

Vìdeos Zen na Motocicleta