3 de julho de 2010

História da Harley-Davidson - parte 2

Em 1903 foram produzidas 3 motocicletas, que estavam vendidas previamente. Sabe-se que a primeira máquina passou por mais de 5 proprietários e percorreu mais de 160.000Km, sem nenhuma avaria importante e sem trocar nenhuma peça.


Harley-Davidson 1903

No ano seguinte ampliaram o barracão e fabricaram 8 motocicletas. Em seguida contrataram operários e abriram uma oficina em Milwaukee e, em 1905 produziram 50 motocicletas. Neste período, todos os sócios fundadores haviam abandonado seus empregos para dedicarem-se exclusivamente à nova empresa. As HD se tornaram famosas por sua resistência. E em 1911 criou-se o primeiro motor F-head, que será o motor chefe até 1929, quando aparece o Flathead.

Motor F- Head

Motor Mono cilíndrico

Fotos do arquivo Harley-Davidson Company

18 de junho de 2010

Harleymania - Emocional como a paixão

Por Geraldo Simões

"Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de mecânica sabe que, tecnologicamente falando, a Harley está para as motos assim como um Ferrari 166 Sport está para o 360 Modena de hoje. O motor vibra, faz uma barulheira dos infernos, vaza óleo, as peças parecem que vão cair pelo caminho ( mas não caem).
O que ninguém consegue explicar é o motivo desta moto fazer tanto sucesso e ser amada no mundo inteiro por mais de 100 anos, a ponto de fanáticos dos quatro cantos do planeta tatuarem a águia Harley-Davidson no corpo".



Tive a oportunidade de experimentar outras motos Custom ( Viraguinho, Viragona e Shadow 750); e cheguei à conclusão de que a Harley não te deixa na mão.
Isto quer dizer: ela tem motor, tem torque, tem personalidade...
Embora os entendidos digam que ela não tem ciclística... Para mim, ela tem...

31 de maio de 2010

Harleymania

Por Geraldo Simões

Moda? Volta ao passado? Exibicionismo? O que leva alguém a comprar uma Harley-Davidson certamente não é a moderna tecnologia empregada, nem tão pouco a aerodinâmica e muito menos os metais e ligas de última geração. Numa época em que cada vez mais leves e velozes, lá nos Estados Unidos a linha de montagem continua produzindo as Harley-Davidson num processo quase artesanal e sequer mencionam a remota hipótese de reduzir o peso ou aumentar o desempenho.
Levá-las a pesar menos seria uma perda de tempo e dinheiro, porque assim que alguém compra uma Harley a primeira coisa a fazer é personalizá-la. Ou seja, colocar acessórios que a deixe diferente das outras cinco milhões que estão rodando. Correr também não é hábito entre harlistas, porque eles costumam dizer que ao viajar de Harley o melhor não é chegar e sim rodar. Portanto não é preciso investir na busca de desempenhos estonteantes, pois não há harlista insano o bastante para correr numa moto de mais de 300Kg.



24 de maio de 2010

Viagem Zen

Temos amigos que fazem grandes viagens de no mínimo 7.000Km. Muitas vezes fazem 900km num dia só...
É mas, para a dupla dinâmica, esta foi a nossa primeira grande viagem ( um total de 1300Km) e zem pressa...

Fomos viajar para o norte do Paraná - Londrina, no final de março. Eu só conhecia até Tibagi, onde já nos hospedamos no Hotel Fazenda Itaytiba , que fica à 18Km de Tibagi.
Desta vez como iríamos sair de manhã cedo, resolvemos ficar no Hotel Itagy, quase no centro de Tibagi.
O pessoal do hotel nos trataram muito bem. Todos ficaram empolgados com a nossa curta estada... Principalmente por causa das Harleys...
No dia seguinte saímos em direção a  Londrina via  Telêmaco Borba - Imbaú - Ortigueira - ...Londrina.                   
Chegamos próximo do meio-dia em Londrina e nos hospedamos no Hotel Harbor ( antigo Hotel do Lago), que fica mais afastado do centro da cidade. E novamente fomos bem recebidos, adivinha por quê??? O gerente do hotel disse que ficaria responsável por cobrar R$ 5,00 por fotos que porventura hóspedes ou funcionários tirassem das Harleys...
Passamos 3 dias muito agradáveis encontrando pessoas muito legais e conhecendo um pouco a cidade de Londrina.



Na volta, pernoitamos em Ponta Grossa - leia a postagem- e no dia seguinte retornamos para Santa Catarina. Chegamos com o corpo cansado, porém com uma grande satisfação e alegria de ter tido energia para realizar esta façanha.

Então fica algumas sugestões de hotéis para quem quiser ir passear por lá.



Visualizar Rota para Londrina - Paraná em um mapa maior

Vìdeos Zen na Motocicleta