8 de julho de 2010

História da Harley-Davidson - parte 3

Em 1912 foi introduzida a embreagem para motocicleta, que foi um êxito comercial. Bill Harley, formou-se  em Eng. Industrial pela Universidade de Wiscosin, resolveu inserir mais um cilindro, a fim de melhorar a potência. Colocou-os numa posição de 45o . Criando um par muito poderoso e um som inconfundível. Assim nasceu o que seria o verdadeiro símbolo da marca: o motor V-Twin.


Os primeiros modelos foram os motores Flathead, de 700cc, seguidos pelos V-Twin , entre os quais temos o Evolution, também conhecido como Evo ou Blockhead.
A empresa vendeu motocicletas para a polícia de Detroit, exportou para o Japão; ao chegar a primeira guerra mundial, vendeu mais da metade de sua produção para o exército.


Ao final da guerra , a Companhia Harley-Davidson dominava amplamente o mercado, graças a sua capacidade de produção e às ótimas relações de Bill Harley com o Ministério da Defesa.
Em 1918 publicou-se o primeiro número da revista Enthusiast, com o intuito de informar aos condutores do mundo inteiro.
Foi incorporado freios nas rodas dianteiras e se construiu o primeiro motor twin cam, permitindo que as motocicletas alcançassem 137Km/h. Além do mais, desenvolveram o tanque de combustível em formato de lágrima, que se converteria num dos grandes símbolos da Harley-Davidson.
Durante a recessão a Companhia HD conseguiu se manter devido: ao fornecimento de motocicletas para a polícia e para o exército, e à sua poderosa rede de distribuição unida à uma redução de custos. Também foi nessa época que começaram produzir o Servi Car ( triciclo que se utilizava para entrega de mercadorias).

3 de julho de 2010

História da Harley-Davidson - parte 2

Em 1903 foram produzidas 3 motocicletas, que estavam vendidas previamente. Sabe-se que a primeira máquina passou por mais de 5 proprietários e percorreu mais de 160.000Km, sem nenhuma avaria importante e sem trocar nenhuma peça.


Harley-Davidson 1903

No ano seguinte ampliaram o barracão e fabricaram 8 motocicletas. Em seguida contrataram operários e abriram uma oficina em Milwaukee e, em 1905 produziram 50 motocicletas. Neste período, todos os sócios fundadores haviam abandonado seus empregos para dedicarem-se exclusivamente à nova empresa. As HD se tornaram famosas por sua resistência. E em 1911 criou-se o primeiro motor F-head, que será o motor chefe até 1929, quando aparece o Flathead.

Motor F- Head

Motor Mono cilíndrico

Fotos do arquivo Harley-Davidson Company

18 de junho de 2010

Harleymania - Emocional como a paixão

Por Geraldo Simões

"Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de mecânica sabe que, tecnologicamente falando, a Harley está para as motos assim como um Ferrari 166 Sport está para o 360 Modena de hoje. O motor vibra, faz uma barulheira dos infernos, vaza óleo, as peças parecem que vão cair pelo caminho ( mas não caem).
O que ninguém consegue explicar é o motivo desta moto fazer tanto sucesso e ser amada no mundo inteiro por mais de 100 anos, a ponto de fanáticos dos quatro cantos do planeta tatuarem a águia Harley-Davidson no corpo".



Tive a oportunidade de experimentar outras motos Custom ( Viraguinho, Viragona e Shadow 750); e cheguei à conclusão de que a Harley não te deixa na mão.
Isto quer dizer: ela tem motor, tem torque, tem personalidade...
Embora os entendidos digam que ela não tem ciclística... Para mim, ela tem...

31 de maio de 2010

Harleymania

Por Geraldo Simões

Moda? Volta ao passado? Exibicionismo? O que leva alguém a comprar uma Harley-Davidson certamente não é a moderna tecnologia empregada, nem tão pouco a aerodinâmica e muito menos os metais e ligas de última geração. Numa época em que cada vez mais leves e velozes, lá nos Estados Unidos a linha de montagem continua produzindo as Harley-Davidson num processo quase artesanal e sequer mencionam a remota hipótese de reduzir o peso ou aumentar o desempenho.
Levá-las a pesar menos seria uma perda de tempo e dinheiro, porque assim que alguém compra uma Harley a primeira coisa a fazer é personalizá-la. Ou seja, colocar acessórios que a deixe diferente das outras cinco milhões que estão rodando. Correr também não é hábito entre harlistas, porque eles costumam dizer que ao viajar de Harley o melhor não é chegar e sim rodar. Portanto não é preciso investir na busca de desempenhos estonteantes, pois não há harlista insano o bastante para correr numa moto de mais de 300Kg.



Vìdeos Zen na Motocicleta