8 de julho de 2010

História da Harley-Davidson - parte 3

Em 1912 foi introduzida a embreagem para motocicleta, que foi um êxito comercial. Bill Harley, formou-se  em Eng. Industrial pela Universidade de Wiscosin, resolveu inserir mais um cilindro, a fim de melhorar a potência. Colocou-os numa posição de 45o . Criando um par muito poderoso e um som inconfundível. Assim nasceu o que seria o verdadeiro símbolo da marca: o motor V-Twin.


Os primeiros modelos foram os motores Flathead, de 700cc, seguidos pelos V-Twin , entre os quais temos o Evolution, também conhecido como Evo ou Blockhead.
A empresa vendeu motocicletas para a polícia de Detroit, exportou para o Japão; ao chegar a primeira guerra mundial, vendeu mais da metade de sua produção para o exército.


Ao final da guerra , a Companhia Harley-Davidson dominava amplamente o mercado, graças a sua capacidade de produção e às ótimas relações de Bill Harley com o Ministério da Defesa.
Em 1918 publicou-se o primeiro número da revista Enthusiast, com o intuito de informar aos condutores do mundo inteiro.
Foi incorporado freios nas rodas dianteiras e se construiu o primeiro motor twin cam, permitindo que as motocicletas alcançassem 137Km/h. Além do mais, desenvolveram o tanque de combustível em formato de lágrima, que se converteria num dos grandes símbolos da Harley-Davidson.
Durante a recessão a Companhia HD conseguiu se manter devido: ao fornecimento de motocicletas para a polícia e para o exército, e à sua poderosa rede de distribuição unida à uma redução de custos. Também foi nessa época que começaram produzir o Servi Car ( triciclo que se utilizava para entrega de mercadorias).

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