Quando se instalou a segunda guerra mundial, foram fabricadas mais de 90.000 máquinas. Em 1947 apresentou-se uma inovação com a chegada das Panhead e, pouco depois , as novas Hydra Glide com freios hidráulicos dianteiros.
Em 1943 morre Bill Harley.
Nos anos cinquenta, a indústria britânica dominava 40% do mercado com suas impecáveis motocicletas Triumph, porém as máquinas japonesas começaram a invadir o mercado com um estilo diferente e preços altamente competitivos. Por outro lado começaram a relacionar ter uma bike a um estilo de vida que se confundiu com marginalidade , delinqüência e consumo de drogas. Todos os jovens queriam ser como Marlon Brando, porém estes tipos truculentos, tatuados e barbudos criaram um rechaço social muito grande.
Mais tarde surgiu o filme Easy Rider que contribuiu para a segregação dos motoqueiros da sociedade pensante.
As vendas de Harleys despencaram e a empresa de máquinas AMF comprou a Harley-Davidson Company. A redução de custos levaram a numerosas greves e a qualidade baixou; o desenho, empobrecido, deixou de lado as inovações durante anos. As motos eram caras e de uma qualidade inferior às importadas do Japão e da Grã Bretanha.
Em 1981, alguns diretores da empresa, incluindo Willie G Davidson, com o apoio do City Bank, conseguiram fundos para comprá-la novamente.
A política empresarial sofreu um giro de 180 graus. Reforçou-se a imagem retrô da marca, em lugar de se produzir modelos parecidos aos das motos japonesas.
Uma vez mais, o governo proibiu a importação de motocicletas japonesas por 5 anos.
Nesse período, patrocinado pela companhia, foi criado o HOG ( Harley Owners Group), o maior clube motociclista de todo mundo; que contribuiu enormemente a difundir o espírito da marca.
Mais tarde surgiu o filme Easy Rider que contribuiu para a segregação dos motoqueiros da sociedade pensante.
As vendas de Harleys despencaram e a empresa de máquinas AMF comprou a Harley-Davidson Company. A redução de custos levaram a numerosas greves e a qualidade baixou; o desenho, empobrecido, deixou de lado as inovações durante anos. As motos eram caras e de uma qualidade inferior às importadas do Japão e da Grã Bretanha.
Em 1981, alguns diretores da empresa, incluindo Willie G Davidson, com o apoio do City Bank, conseguiram fundos para comprá-la novamente.
A política empresarial sofreu um giro de 180 graus. Reforçou-se a imagem retrô da marca, em lugar de se produzir modelos parecidos aos das motos japonesas.
Uma vez mais, o governo proibiu a importação de motocicletas japonesas por 5 anos.
Nesse período, patrocinado pela companhia, foi criado o HOG ( Harley Owners Group), o maior clube motociclista de todo mundo; que contribuiu enormemente a difundir o espírito da marca.
Foto da revista HOG
Vera,
ResponderExcluirParabéns pelo post sobre a história da Harley, muito bancana. Aprendi um pouco mais sobre essa Lenda.
E foi bacana saber que vocês já andaram por Balsa Nova. Acompanhe o blog para Parte 2 do post do Massato Oda, tem umas passagens muito engraçadas.
E na próxima que formos no Oda vou avisá-la quem sabe dá certo e vocês vão com a gente.
Abraço
Batrákios do Asfalto