15 de julho de 2013

Dicas para quando sua moto fica parada por um certo tempo

Por Bob Kincey

Bateria: o maior cuidado que você deve ter ao deixar sua Harley guardada por muito tempo é com a bateria. Quando conectada à moto parada, a bateria descarrega gradativamente, podendo perder a vida útil. Para evitar isso, basta desconectar os cabos, com cuidado. Primeiro desconecte o cabo negativo usando uma chave de fenda, isole a ponta e repita o processo com o cabo positivo. De preferência, tire a bateria da moto. Se não for possível, tenha certeza de que os cabos estão isolados um do outro.

Limpeza e lubrificação: Dê uma lavada e definitivamente, uma boa secada na sua motocicleta antes de guardá-la, já que a sujeira e areia das ruas, depositadas podem corroer as partes metálicas e danificar as engrenagens. Mesmo depois de lavada, algumas partes precisam de carinho especial. O escape é um bom exemplo disso. Pulverize o WD40 no interior das ponteiras, evitando que a umidade e outros agentes naturais enferrujem o metal. O lubrificante também serve para proteger os cabos do acelerador e da embreagem e outras partes articuladas da sua Harley, como manetes, câmbio, mola do pezinho, etc.

Combustível: para deixar a moto parada, encha o tanque com a melhor gasolina do mercado.

Pneus: é importante manter os pneus devidamente calibrados. No frio, por exemplo, o ar tende a condensar, fazendo com que os pneus murchem. Se ficarem murchos por muito tempo, a borracha pode deformar ou até mesmo rachar. Muita gente acredita que basta enchê-los na hora de andar e tudo voltará ao normal. Isso não é verdade, além de ser perigoso.

Proteção: mesmo em local coberto, o uso da capa não é demais. De preferência use uma capa própria para motos, com entradas de ar e revestimento interno flanelado para evitar riscos. Além disso, uma boa trava de disco de freio pode garantir ainda mais proteção.



Faça as revisões a cada 8.000 Km (clique neste link). 

Um comentário:

Vìdeos Zen na Motocicleta