Há um tempo atrás escrevi sobre a experiência que minha irmã passou ao ir de moto com o marido para a Bolívia. Segundo eles, não voltam mais a fazer mototurismo por lá.
Em virtude daquela postagem, recebi um email de um dos motociclistas - Ney Pimentel - que tiveram a moto roubada um pouco antes da minha irmã e seu grupo irem para a Bolívia.
Ney comentou que depois de 25 dias conseguiram reaver as motos, depois de contactarem com amigos da Federal.
Como o desejo de conhecer o Salar Uyuni e a Estrada da Morte, era maior do que a experiência passada, Ney e seu amigo resolveram voltar para a Bolívia, porém agora contrataram segurança de Corumbá até Santa Cruz de la Sierra.
Ele também comentou que agora só estão roubando cargas de certo valor na Bolívia; e as camionetes, carros e motos não mais, porque não conseguem emplacar se não tiver a origem... coisa que antes era possível.
Os postos de combustíveis estão sendo cuidados pelo exército, então automóveis sem placa não podem abastecer.
Na minha maneira de ver, acho que ainda é complicado ir de moto num país em que você precisa de seguranças para fazer uma viagem, e onde o povo é hostil para quem vem de fora.
Segundo Ney a viagem foi tranqüila, e resta a cada um decidir se vale a pena ou não. Para eles valeu, então é isso o que importa.
Poxa acabei perdendo um comentário enorme que postei.
ResponderExcluirBom em resumo Vera tua postagem é tendenciosa, maldosa e longe da realidade. Eu sou Harleyro, sou boliviano e o que Vc contou não é o que eu vi no meu país. Aceito que Vc deve ter passado por situações difíceis, com gente difícil, peço desculpas por isto más esses pilantras são a minoria e não representa aos meus conterrâneos. Vc não conhece a qualidade humana dos bolivianos e não pode simplesmente lapidar sua historia com comentários tão negativos quanto Vc escreve, como se fossemos um povo primitivo, agressivo, oportunista....
Eu convivi lá na Bolívia com muitos brasileiros e posso te dizer que 90 por cento deles vão discordar da tua fantástica historia.
Faça uma viagem um dia e Vc vai me dar a razão. Vc não viu NADA, pelo menos nada da realidade da maravilhosa terra boliviana.
Não terminei de ler sua historia porque estava sentindo náuseas.
Javier Del Carpio, Salvador (javier.lespaul@gmail.com)
Bom dia Javier este relato foi de um grupo que passou por apuros. E a coisa não ficou pior graças a um grupo de Harleyros da Bolívia que foram uns anjos com eles. O mesmo grupo que realiza o encontro de motos na Bolívia.
ExcluirJá ouvi e li relatos positivos e outros negativos da Bolívia bem como da Argentina e Chile. Porém foi isto que aconteceu com meus amigos... É realmente é de dar náuseas você pretender conhecer um lugar com tal beleza e passar por situações de medo e insegurança...