7 de novembro de 2012

Atenção ao parar com sua motocicleta

Texto de Becky Tillman - Revista HOG
Becky é instrutora do Rider's Edge e tem algumas dicas importantes quando estamos parados num semáforo ou vamos estacionar a motocicleta.

1.Coloque seu pé firmemente no chão - e veja aonde você está pisando a fim de evitar escorregar o pé e cair com a moto.

2. Fique alerta - para o que está acontecendo ao seu redor. "Pode acontecer de um motorista desatento chegar muito perto do para-lama traseiro e te dar um empurrão ou, se aproximar em alta velocidade e te jogar para frente. Crie o hábito de`verificar os seus espelhos enquanto estiver parado e esteja preparado para correr (com segurança) do perigo, se necessário. Pisque luz de freio se você vir alguém se aproximando, saiba sua 'rota de saída'e mantenha a moto em primeira marcha para uma fuga rápida , caso seja preciso."
Por isso é importante parar de uma forma que você não fique prensado entre dois carros e não tenha alternativa de sair por uma das laterais.

3. Estacionamento - muitas vezes chegamos cansados e não vemos a hora de parar a motocicleta para esticar o corpo. Porém, nesta hora é preciso ter muita atenção, pois qualquer virada a mais no guidão ou exagero no uso do freio dianteiro, ou, esquecer de baixar o suporte lateral da moto, ou ainda, parar numa descida com a moto o que dificultará a sua saída?... rsrsrsrsrs
Além disso, cuidado com pedrinhas, areia e argila... é uma beleza para escorregar o pé; bem como limo, folhas em putrefação e rua de paralelepípedo - molhada...

Precisamos estar conscientes  e concentradas(os) ao fazermos estas manobras...

4. Leve consigo sempre um coaster - é uma apoio para o descanso da motocicleta.
"Um erro fácil de cometer é não perceber quando a superfície de estacionamento é macia demais para suportar o peso da sua motocicleta. Isso pode acontecer com lama ou cascalhos, na grama (em ambos os casos, especialmente quando molhado), ou, muito frequente, sobre uma superfície de asfalto em um dia quente."
"Os coasters podem ser um pedaço de madeira, , uma lata de alumínio achatada, uma rocha lisa."

5. A partir daqui é só descida - "outra consideração importante se dá quando o estacionamento está em um declive. Um 'erro de principiante' comum é estacionar, todo feliz, em um espaço privilegiado perto da porta do restaurante, só para perceber, após o almoço, que você é incapaz de puxar a sua moto para trás.
"Preste atenção ao estacionar: se o local for oposto à direção que você está indo, embique sua moto para o lado contrário. Dessa forma, você terá toda a potência do motor V-twin em vez de utilizar sua próprias pernas para trazer você de volta.
Declives também são importantes quando se inclinam para os lados. Tome cuidado para não deixar sua moto pouco inclinada, pois até uma brisa suave (ou criança descuidada) pode derrubá-la. De qualquer maneira se a ladeira for muito íngreme para estacionar com segurança, encontre outro local."

6. Universos paralelos - "evitar estacionar como os carros, ou seja paralelamente ao meio-fio. Pois fica difícil de visualizar a moto por outro motoristas. Estacione, preferivelmente, com ela inclinada formando ângulo de 45 ou 60 graus."
Sempre que possível avalie instantaneamente o melhor lugar para estacionar, mesmo que você tenha que dar uma volta na quadra. Procure estacionar longe dos veículos pois eles podem bater na moto, na hora que estão saindo do parking.
E Enquanto estiver fazendo estas manobras, mantenha a moto o mais na vertical possível, e matenha-se  calma(o) ao manobrar. 
Lembre-se de pedir ajuda quando se vir em apuros.
Se a moto pender, saiba como erguê-la sozinho(a). Veja este link

Prefiro deixar a moto isolada, a fim de não precisar fazer muito esforço ao sair


Nesse caso, esta bela Street tem marcha-ré, caso contrário alguém teria que ajudar a puxar 


Te vejo na próxima postagem, até lá!


30 de outubro de 2012

Defletor de ar para a Deluxe

Numa postagem sobre o calor do motor havia comentado com vocês que iria experimentar o defletor a fim de dissipar o calor do segundo cilindro da Deluxe. 
Chegando a primavera, defletor da Kuryakyn instalado...A propósito, ele é fumê e deixou a Bella mais formosa, ainda.
Embora tenha feito apenas um passeio pude verificar que o calor que subia na minha direção melhorou bastante, ainda sinto calor na direção da perna; mas nada que não seja suportável.

Para aquelas motos que têm escape Scream Eagle, pode-se colocar um filtro esportivo e também se beneficiar do Super Tuner,  que tem o propósito de deixar a moto mais afinada e, desta forma o motor não esquentará tanto.

Como prefiro o escape original, a solução possível e esta ou senão o protetor Heat Shield.



Talvez o Defletor da Harley-Davidson seja melhor porque ele é fechado na parte de trás.


Quem tiver experimentado e quiser deixar sua experiência registrada, por favor sinta-se à vontade.

Até a próxima postagem informativa.




21 de outubro de 2012

O ZEN e a arte* de pilotar

"QUALQUER COISA PODE SER USADA PARA ENCONTRAR A VERDADE.
Mesmo um guerreiro pode usar sua espada, 
lutando com outro guerreiro;
ele não precisa se sentar e meditar."


"O Zen deu à luz muitas coisas. 
Nenhum outro movimento religioso no mundo foi tão criativo, tão produtivo. 
Ele criou arte que tem uma qualidade própria, criou poesia, criou literatura, criou drama, criou escultura. 
Em tudo o que criou deixou uma marca inconfundível de meditação; 
transformou coisas em meditação as quais ninguém jamais imaginara que um dia pudessem ser associadas com meditação."

Do livro ZEN - sua história e seus ensinamentos - OSHO

Este espírito de aventura, liberdade, paz... está dentro de você
* expressão do ser interior




4 de outubro de 2012

Quantas vezes você já se sentiu drenada(o) depois de várias horas pilotando?

Quantas vezes você já se sentiu drenada(o) depois de várias horas pilotando?

Pois eu aprendi uma respiração que é sensacional para acalmar a mente e renovar as energias. Ela se chama respiração vitoriosa - UJJAYI.

Mas você pode estar se questionando o que tem a ver esta respiração com andar de motocicleta. Poi eu digo que ajuda na atentividade, no cansaço físico e também, no stress da viagem. E não tem contra-indicação, e promove uma melhor qualidade de vida.
Porque andar de moto é muito bom, mas se passar dos limites, vai ser desgastante; como qualquer coisa na vida

Descrição: sente-se em Sukhasana (ou em Ardha Padmasana) ou em uma cadeira com os pés tocando o chão e com a coluna ereta. Relaxe o corpo e mantenha-se consciente da sua respiração. Com a glote semifechada, inspire lenta e profundamente. Expire lentamente com a glote contraída. Será produzido naturalmente um som de ronco leve, como a respiração de uma criança dormindo. Repita 3 a 5 vezes

Benefícios: Tranquiliza a mente e o sistema nervoso, alivia a insônia e melhora o ritmo cardíaco. ë muito útil para pessoas que sofrem de hipertensão arterial. Alivia retenção de fluidos.

Sukhasana

Ardha Padmasana

Fonte: Terapias Quânticas - Cuidando do Ser inteiro 
Autor: Harbans Lal Arora



Ah, depois que você estiver familiarizada(o) com a respiração pode praticá-la sempre que lembrar. Inclusive pilotando a sua bela...

Depois me conta se ajudou.

1 de setembro de 2012

Perigo real na Bolívia - por Simone Felippetto


Aos apaixonados por duas rodas que gostariam de conhecer este país recomendamos cautela na escolha dos roteiros, devido às condições das estradas, à cultura boliviana em relação aos estrangeiros que por lá se aventuram; e da dificuldade no abastecimento de combustível, que custa 3 vezes mais do que para a população local . Isto quando abastecem... Em alguns postos de gasolina tivemos que ameaçar chamar a policia para nos abastecerem, mesmo pagando o valor que estavam pedindo. 
E ainda, precariedade e demora nas aduanas que fecham na hora do almoço e só abrem no dia seguinte. 
Para ter noção das condições das estradas deles, levamos 15 horas  e meia para  fazer 350 km. Inacreditável a precariedade das estradas, que eles consideram boas. Como tudo é questão de ponto de ponto de vista - as boas deles são péssimas para nós brasileiros, imaginem para os europeus !   
                                                             
Somos um grupo de casais de amigos que há 11 anos desfrutamos da nossa América do Sul através de viagens anuais. Este ano nosso destino seria conhecer as principais cidades bolivianas e o roteiro escolhido foi- partir de Curitiba em direção à Corumbá (MS) com destino a Santa Cruz de La Sierra.

Durante o planejamento em 2011 muitos foram os comentários que nas proximidades à Roboré tinha perigo de assaltos a motos de brasileiros, mesmo assim nosso grupo achou que seria um ou outro caso e que não teria problema. Quando chegamos na cidade de Roboré - 250 km da fronteira, tivemos problemas no abastecimento. Mas, o mais intrigante foi que todos os que nos encontravam diziam....semana passada assaltaram um grupo de motociclistas brasileiros e levaram duas motos... E como foram muitas pessoas ficamos muito preocupados com a informação.
O receio aumentou quando observei que todas as casas tinham grades nas janelas e nas portas, e ainda, que muitos comerciantes atendiam atrás de grades.
Depois de uma reunião com nosso grupo decidimos conversar com a policia local - e eles nos disseram que havia perigo sim e que seria mais seguro com escolta policial - então sem dúvida alguma... pagamos pela escolta.

Entre outros acontecimentos desagradáveis como: estradas bloqueadas com pedras; pessoas querendo atingir as motos com pedaços de pau; manifestações dos campesinos em território boliviano onde os militares se posicionaram na frente de milhares de pessoas que bloqueavam a saída da cidade com troncos enormes. Quando encontramos uma trilha para evitar a confusão, quase que uma das motos foi abatida por um galho de árvore quando tentava passar por um dos bloqueios. 





Carlão, como era o mais alto, ficava com a tarefa de manobrar as motos sobre o terreno...

No meio deste pesadelo todo tivemos a felicidade de conhecer um grupo de harleyros em Cochabamba que contactaram com outro grupo de La Paz. E estes, nos acolheriam próximo da capital boliviana. Para mim e para a maioria do grupo, este gesto salvou a viagem... Conseguimos nos sentir protegidos e acolhidos por eles, diminuindo a sensação ruim de estar em férias num verdadeiro caos. Tipo filme de Indiana Jones...
O melhor da viagem foi ter conhecido este pessoal.

Infelizmente é real o perigo de se rodar pela Bolívia, ficamos muito mexidos com o ocorrido com o Eduardo Wermelinger... Onde pouco tempo depois do nosso retorno vimos o relato horrível  no mesmo trajeto que passamos, tivemos a sensação que poderia ter sido conosco a terrível e indesejável experiência em solo boliviano. 
Eu não recomendo a ninguém a se aventurar de carro ou moto por lá. 
E agradeço aos "Hermanos" Harleyros que cruzaram nosso caminho.

Simone Felippetto (garupa de moto com mais de 120.000 km rodados )

Em breve outra  postagem sobre a Bolívia com mais fotos.
Até lá... 
And ride safety!!!

Vìdeos Zen na Motocicleta