14 de dezembro de 2014

Direitos e Deveres dos Condutores e Pedestres

Formando condutores e pedestres mais conscientes....

"O código de Trânsito Brasileiro responsabiliza os condutores pela segurança dos pedestres. A boa convivência entre condutores e pedestres depende do respeito aos direitos e deveres de cada um:

  • Quando não houver sinalização, como semáforo ou faixa, o pedestre deverá esperar que os veículos passem, para então efetuar a travessia com segurança.
  • Quando houver sinal luminoso, este determina quem deverá passar.
  • Quando houver faixa de pedestre sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre.

O condutor deve tomar os seguintes cuidados:
  • Dar uma oportunidade real para o pedestre utilizar as vias, principalmente crianças, idosos e deficientes físicos.
  • Na proximidade de pedestres, reduzir a velocidade e redobrar a atenção.
  • Tentar prever a reação do pedestre.
  • Ser gentil e facilitar as travessias do pedestre, sempre que possível.

O pedestre deve:
  • Atravessar sempre na faixa de segurança.
  • Procurar sempre ter certeza de que o motorista notou a sua presença.
  • Aguardar pelo momento mais seguro para atravessar vias sem faixa.
  • Procurar atravessar a rua sempre em linha reta, percorrendo a menor distância no menor tempo possível.
  • Evitar caminhar sobre a pista de rolamento.
  • Aumentar a capacidade de previsão, procurando identificar os sinais do condutor."
Fonte: Curso de Formação de Condutores - César B. Bruns - Tecnodata



8 de dezembro de 2014

Emblemas do Tanque Harley-Davidson

Continuando a série - Logotipos ao longo da história da Harley-Davidson... Depois da década de 30 os tanques das motocicletas ganhavam mais colorido e criatividade. Lembrando que neste período as motocicletas não tinham nomes mas sim, siglas que seguiam uma nomenclatura
Só  depois da Segunda Guerra Mundial é que as motocicletas receberiam uma designação; e a primeira delas é a Hydra-Glide.
Nas fotos abaixo você vai ver os emblemas entre 1932 e 1942 - quando foram fabricadas motocicletas para a segunda guerra mundial.
Enjoy them

1932 VL


1933 VLD
Tanque de Harley-Davidson CB 1934

Tanque de Harley-Davidson RL 1935

 Tanque de Harley-Davidson 1936 EL

Tanque de Harley-Davidson 1936 VLH

Tanque de Harley-Davidson 1938 WLDR

Tanque da 1940 UL

Tanque de Harley-Davidson WLA 1942

Aguarde a terceira parte destas belas artes...


Bibliografia: A Arte da Harley-Davidson - David Blattel e Dain Gingerelli
                     The Complete Harley-Davidson - Tod Rafferty

3 de dezembro de 2014

Mototurismo na Bolívia

Há um tempo atrás escrevi sobre a experiência que minha irmã passou ao ir de moto com o marido para a Bolívia. Segundo eles, não voltam mais a fazer mototurismo por lá.

Em virtude daquela postagem, recebi um email de um dos motociclistas - Ney Pimentel - que tiveram a moto roubada um pouco antes da minha irmã e seu grupo irem para a Bolívia.
Ney comentou que depois de 25 dias conseguiram reaver as motos, depois de contactarem com amigos da Federal. 
Como o desejo de conhecer o Salar Uyuni e a Estrada da Morte, era maior do que a experiência passada, Ney e seu amigo resolveram voltar para a Bolívia, porém agora contrataram segurança de Corumbá até Santa Cruz de la Sierra. 

Ele também comentou que agora só estão roubando cargas de certo valor na Bolívia; e as camionetes, carros e motos não mais, porque não conseguem emplacar se não tiver a origem... coisa que antes era possível.

Os postos de combustíveis estão sendo cuidados pelo exército, então automóveis sem placa não podem abastecer. 



Na minha maneira de ver, acho que ainda é complicado ir de moto num país em que você precisa de seguranças para fazer uma viagem, e onde o povo é hostil para quem vem de fora.

Segundo Ney a viagem foi tranqüila, e resta a cada um decidir se vale a pena ou não. Para eles valeu, então é isso o que importa.

30 de novembro de 2014

Assumindo a responsabilidade...

Embora uma boa porcentagem de mulheres motociclistas têm conhecimento dos cuidados necessários para a boa manutenção da sua bike; tenho visto muitas que deixam aos cuidados do marido esta tarefa, ou ainda aos cuidados de terceiros.
Mas, na minha maneira de ver, tudo que possuímos demanda uma certa atenção e cuidado de nossa parte. Tenho satisfação em saber a cilindrada da minha moto, quando vou levar para a revisão ou troca de óleo; qual a gasolina a ser usada, calibragem dos pneus... 

São coisas simples não é mesmo? Porém elas nos ajudam a nos tornarmos responsáveis e mais conscientes daquilo que é de nossa propriedade. 


Assim dou mais valor àquilo que eu cuido pessoalmente... Não é assim com você também?


23 de novembro de 2014

Quando trocar o pneu da Harley-Davidson?

É de grande importância mantermos os pneus corretamente calibrados, para aumentar a vida útil dos mesmos, evitando ressecamentos e deformações, inclusive, desgaste precoce. 
Como eu não exijo muito dos pneus da minha moto, troquei o traseiro com 18.000 Km - levando em consideração os 5.000Km com o antigo proprietário; e também, uma viagem para Punta del Este, que deixou o pneu achatado no centro.

Lembrando que estou me referindo aqui aos pneus originais. Porque já li alguns artigos em que pneus não originais desgastam com maior facilidade e também podem causar acidentes, devido à falta de especificações para as motos Harley-Davidson. 

Quem conhece de pneus diz que a cada 2 trocas de pneu traseiro 1 troca de pneu dianteiro. Digamos em média 15.000Km para o traseiro e 30.000Km para o pneu dianteiro. Mas isso pode levar anos para acontecer... Então, ao que você precisa ficar atento quanto à boa eficiência do pneu da sua Harley ?
Bom, em primeiro lugar, toda vez que formos levar nossa Harley para a revisão, devemos solicitar atenção especial de quem entende, para avaliarem a situação dos mesmos - ressecamento, desgaste, cortes, rachaduras ou furos, e prazo de validade. Se a moto ficar parada por mais de uma semana, devemos manter os pneus bem calibrados e alterar a região de contato com o solo. Li que deve-se evitar passar silicone nos pneus, bem como querosene...????

A gente quando pilota precisa estar atento quando a moto começa a derrapar, como ela se comporta na chuva fazendo curvas.  Tudo isso são indícios para você perceber que algo está errado com os pneus. Não dá para vacilar...

A validade de um pneu é de 5 anos, mas isto só é verdadeiro se tomamos os cuidados devidos a fim de prolongar a vida útil do mesmo.

Pode doer no bolso trocar os pneus , mas garanto que dói muito mais se você cair com a moto e, além de machucá-la; se machucar...



Até a próxima postagem!


Vìdeos Zen na Motocicleta