3 de agosto de 2011

Levando um(a) garupa

Primeiro de tudo 
Preparar a sua motocicleta...
Antes de você pedir para o garupa subir na sua Harley-Davidson, tenha certeza de que a sua moto está preparada para tal experiência. 
Certos modelos são bem confortáveis para o garupa; assim como as Electra Glide. Porém há modelos em que o assento precisa ser mudado e o acréscimo de um encosto já dão um certo conforto. Mas aquelas que tem assento solo e não tem pedaleiras... nem pensar.
É muito importante ajustar a suspensão e calibrar os pneus, para dois passageiros.



Preparando seu passageiro
Se ele ou ela nunca andaram de moto, é importante eles serem informados do seguinte:
Capacete ideal, calça comprida, botas, óculos de proteção, jaqueta apropriada, e luvas. Certifique-se de que nenhuma peça de roupa possa engatar na roda, assim como: chale, cachecol, cadarço, etc.
Mostre as partes da motocicleta que podem causar queimaduras se encostadas na pele quando o motor está quente.
Oriente seu passageiro para que ele suba na moto só quando você estiver com a moto na vertical e os dois pés firmes no chão e com o motor acionado. Ah, tenha certeza de que ele vai pisar apenas nas partes designadas para os pés, no caso as pedaleiras ou as plataformas.
Em seguida, instrua seu passageiro em que se segurar. Para melhor resultado é melhor segurar-se em você mesmo, seja nos quadris ou na cintura; pois isto facilita para que ambos se movimentem como um  só com a motocicleta.
Uma vez em curso, é importante orientar ele ou ela  que não deve provocar nenhuma inclinação durante uma curva. Ele deve permanecer tranqüilo e deixar a motocicleta fazer o trabalho. Se ele ou ela quiser colocar o queixo no ombro para onde vai ser feita a curva - mas não conscientemente inclinar-se ou deslocar o corpo de um lado para outro. (A minha sugestão é pedir para o passageiro fechar os olhos, manter-se com as costas eretas e acompanhar você, sem pender para nenhum lado - deixar-se levar...). 
Quando você for parar instrua seu passageiro a manter os pés nas pedaleiras e manter-se relativamente imóvel, até você estar totalmente parado e com os pés plantados no chão. Se ele ou ela não é um piloto pode não entender  que é muito mais difícil controlar a motocicleta parada do que em velocidade.

Preparando a você mesma(o)
Lembre-se de que um passageiro a mais vai dispender maior habilidade para frear e retomar velocidade; e que estas características serão mais acentuadas numa motocicleta de menor cilindrada do que numa de maior.
Uma vez que você esteja na estrada é importante pilotar mais devagar e estar sintonizado com o que ocorre ao seu redor, ou seja, interseções, paradas emergenciais, atravessar uma rua, etc.
Finalmente, da mesma forma quando você aprendeu a pilotar, certifique-se de estar confortável e confiante antes de embarcar numa viagem a dois ou enfrentar as ruas pela primeira vez. Encontre um estacionamento vazio ou ruas com pouco movimento, aonde você e seu passageiro possam praticar juntos até você ficar confiante.
Quando piloto e garupa estão em sintonia, esta pode ser uma das experiências motociclísticas mais agradáveis. 
Enjoy it!!!

Baseado no texto de Becky Tillman, Two´s Company - Pilotando com um passageiro

4 comentários:

  1. Muito boa, esta postagem.
    Quase sempre piloto acompanhado da Rô, minha fiel garupa e escudeira. Raras vezes saio em viagem "solo" e só fiz uma viagem internacional sem garupa. Acho viajar com garupa uma experiência muito agradável e pretendo continuar a fazê-lo.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, bravo Cavaleiro!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, Vera!
    Como sou novato no mundo HD (estou apenas há 2 meses com minha Fat Lo) só agora peguei confiança pra levar a patroinha na garupa! Ela não sabe pilotar e tinha andado poucas vezes na garupa de uma moto. Mas foi bem tranquilo! Fizemos somente passeios curtos na cidade e logo vamos encarar uma viagenzinha (curta também) para debutar! O tal do "para e acelera" é realmente a pior parte! O resto é só alegria!
    Mas realmente, já deu pra perceber que preciso investir num sissy!hehe
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Rômulo, é muito importante que a sua parceira se sinta confortável e segura na moto, pois desta forma vocês sempre serão cúmplices um do outro.
    O parar e o acelerar realmente é diferente de quando estamos sozinho... Mas você está indo muito bem, adquirindo confiança aos poucos. Saudações harleyras!!!

    ResponderExcluir

Vìdeos Zen na Motocicleta