22 de agosto de 2010

Cuidados Freqüentes com sua Moto

Por Chris Tribbey


Três pequenas coisas


Chris é Diretor do Serviço de Marketing da Harley-Davidson Company, e oferece três simples coisas que podem ajudar a manter nossa Harley  funcionando como nova todo dia.
1. Mantenha a pressão correta dos pneus
Muitas pessoas não têm idéia de quanto isto pode maximizar a qualidade de pilotagem, diz ele. E toda vez que vamos sair, ele adverte para que, verifiquemos a pressão dos pneus, a fim de prolongar a vida útil dos mesmos.
A pressão dos pneus das Sportster 2005 é: 30 - dianteiro e 36 - traseiro (somente o motorista) e 30 - dianteiro e 40 - traseiro (motociclista e passageiro)

2. Verificar e ajustar o cabo da embreagem e seus componentes.
Muitas pessoas estão familiarizadas com o ajuste da tensão dos cabos, mas ajustar os componentes do cabo é um processo muito simples, de qualquer forma. Primeiro deve-se remover a capa para ter acesso, e com o auxílio de ferramentas adequadas, fazer o ajuste. A grande diferença destes pequenos ajustes pode fazer a performance da sua bike melhorar da noite para o dia.
Para procedimentos específicos, procurar assistência da Harley-Davidson.

3. Checar a tensão da correia
O ajuste apropriado da correia é outra coisa que melhora a performance da bike.
A tensão deve ser checada a cada revisão ou a cada ano. É fácil de você mesmo checá-la, porém se houver necessidade de ajuste, é possível de se fazer; porém é mais aconselhável levar numa Loja Harley-Davidson  ou especializada.
                            Da revista:  HOG - 006

29 de julho de 2010

História da Harley-Davidson -parte 4

Quando se instalou a segunda guerra mundial, foram fabricadas mais de 90.000 máquinas. Em 1947 apresentou-se uma inovação com a chegada das Panhead e, pouco depois , as novas Hydra Glide com freios hidráulicos dianteiros.
Em 1943 morre Bill Harley.
Nos anos cinquenta, a indústria britânica dominava 40% do mercado com suas impecáveis motocicletas Triumph, porém as máquinas japonesas começaram a invadir o mercado com um estilo diferente e preços altamente competitivos. Por outro lado começaram a  relacionar ter uma bike a um estilo de vida que se confundiu com marginalidade , delinqüência e consumo de drogas. Todos os jovens queriam ser como Marlon Brando, porém estes tipos truculentos, tatuados e barbudos criaram um rechaço social muito grande.
Mais tarde surgiu o filme Easy Rider que contribuiu para a segregação dos motoqueiros da sociedade pensante.
As vendas de Harleys despencaram e a empresa de máquinas AMF comprou a Harley-Davidson Company. A redução de custos levaram a numerosas greves e a qualidade baixou; o desenho, empobrecido, deixou de lado as inovações durante anos. As motos eram caras e de uma qualidade inferior às importadas do Japão e da Grã Bretanha.
Em 1981, alguns diretores da empresa, incluindo Willie G Davidson, com o apoio do City Bank, conseguiram fundos para comprá-la novamente.
A política empresarial sofreu um giro de 180 graus. Reforçou-se a imagem retrô da marca, em lugar de se produzir modelos parecidos aos das motos japonesas.
Uma vez mais, o governo proibiu a importação de motocicletas japonesas por 5 anos.
Nesse período, patrocinado pela companhia, foi criado o HOG ( Harley Owners Group), o maior clube motociclista de todo mundo; que contribuiu enormemente a difundir o espírito da marca.

Foto da revista HOG

13 de julho de 2010

Um Momento mágico...

 Levamos as Harleys para passear em Balneário Camboriú e enquanto estávamos fazendo um lanche no Chaplin, percebemos um casal observando as motos.

A senhorina estava empolgada, mostrando para o seu companheiro a pedaleira da Heritage... E olhava de cá e olhava de lá e conversava com ele. O legal foi que eles nem viram a gente...

Aproveitei para fotografar a espontaneidade e o sentimento que uma Harley provoca nas pessoas, e que não pode ser expressa em palavras...


Foi um momento mágico!!!
Olha só a espontaneidade deste casal... Muito legal!!!








 A propósito, a minha é a mais bonita!!!


A dupla dinâmica

8 de julho de 2010

História da Harley-Davidson - parte 3

Em 1912 foi introduzida a embreagem para motocicleta, que foi um êxito comercial. Bill Harley, formou-se  em Eng. Industrial pela Universidade de Wiscosin, resolveu inserir mais um cilindro, a fim de melhorar a potência. Colocou-os numa posição de 45o . Criando um par muito poderoso e um som inconfundível. Assim nasceu o que seria o verdadeiro símbolo da marca: o motor V-Twin.


Os primeiros modelos foram os motores Flathead, de 700cc, seguidos pelos V-Twin , entre os quais temos o Evolution, também conhecido como Evo ou Blockhead.
A empresa vendeu motocicletas para a polícia de Detroit, exportou para o Japão; ao chegar a primeira guerra mundial, vendeu mais da metade de sua produção para o exército.


Ao final da guerra , a Companhia Harley-Davidson dominava amplamente o mercado, graças a sua capacidade de produção e às ótimas relações de Bill Harley com o Ministério da Defesa.
Em 1918 publicou-se o primeiro número da revista Enthusiast, com o intuito de informar aos condutores do mundo inteiro.
Foi incorporado freios nas rodas dianteiras e se construiu o primeiro motor twin cam, permitindo que as motocicletas alcançassem 137Km/h. Além do mais, desenvolveram o tanque de combustível em formato de lágrima, que se converteria num dos grandes símbolos da Harley-Davidson.
Durante a recessão a Companhia HD conseguiu se manter devido: ao fornecimento de motocicletas para a polícia e para o exército, e à sua poderosa rede de distribuição unida à uma redução de custos. Também foi nessa época que começaram produzir o Servi Car ( triciclo que se utilizava para entrega de mercadorias).

Vìdeos Zen na Motocicleta