3 de setembro de 2013

Motocicleta e álcool não combinam...

Respeito as escolhas dos outros e não estou aqui para julgar nenhum comportamento, mas sim falar da minha experiência com bebida alcoólica e pilotagem. 

Pesquisas indicam que uma ou duas cervejas, para uma mulher, já são o suficiente para retardar os reflexos necessários para uma pilotagem segura. A capacidade de ver e prever as situações de risco ficam diminuídas, bem como a atenção e concentração na atividade em si. 

Nós motociclistas, embora muitas vezes, estejamos com a razão no trânsito, somos a parte mais frágil se compararmos com um automóvel. Portanto, nessas horas precisamos ter bom senso para tomarmos a melhor decisão... e isso acontece somente quando estamos sóbrios.

Quando fiz curso de pilotagem segura - RIDER PROGRAM - o instrutor sempre orientava para que nenhum dos participantes tomassem sequer uma cerveja, para não trazer insegurança ao grupo. 

Gosto de pilotar com atentividade e já vi que álcool retarda minhas reações, ofusca minha visão , afeta meu equilíbrio mental e físico; aumentado a probabilidade de falha humana.
E como numa moto pesada qualquer inclinação pode fazer um bom estrago...

Tomem cuidado Ladies, não facilitem está bem???

Ride safety!!!



24 de agosto de 2013

Pilotando a mente...


Isto é bem mais difícil que pilotar uma motocicleta, hehehe...

Por quê?
Quando estamos pilotando uma motocicleta, e se em alta velocidade, não temos tempo para pensar ou divagar a respeito de algo.
Se no nosso dia-adia não pilotarmos nossa mente, no final do dia nos sentiremos drenados. Toda a nossa energia se foi, toda a nossa alegria e boa vontade foram levadas pelas nuvens de pensamentos referentes ao passado - que não existe mais, ou referente ao futuro - que ainda não existe.
Só quando estamos no presente é que nos sentimos cheios de energia... A Liberdade que está em nós se faz sentir, principalmente quando estamos conscientes do nosso entorno.


Nos vemos na estrada!

6 de agosto de 2013

Influências na escolha de uma Harley - as aparências enganam...

É engraçado como funciona a mente humana; geralmente o raciocínio lógico de quando se quer comprar uma Harley é o seguinte...
Quero me iniciar no mundo Harley-Davidson, então vou comprar a moto que é a de menor cilindrada...
Mas o meu amigo já tem uma motona... Eu também posso, pois tenho o mesmo físico dele...
Aí fala com um, fala com outro... Até resolver qual comprar - a moto menor para não passar um carão... Ou, a moto TOP de linha. Mas eis que a insegurança bate à porta pois, tanto o físico como o psicológico não estão desenvolvidos o suficiente para tal façanha.
As aparências enganam, não sabemos por quais circunstâncias alguém passou para chegar aonde está. E para pilotar uma moto é de grande importância a atentividade do momento presente e a experiência em prevenir situações embaraçosas. Sem contar um bom preparo físico - músculos e tendões fortalecidos.
Então quando escolhemos uma moto devemos estar preparados psicologicamente, fisicamente e mentalmente.

Em qualquer atividade em que formos nos iniciar, não podemos pular etapas. Se vou fazer aulas de yoga preciso aprender a respirar corretamente, iniciar com ásanas mais simples, alongar o corpo para evitar lesões e não ir além dos limites do corpo. As ásanas invertidas, pode ter certeza que vai levar um bom tempo até executá-las.
Da mesma forma - maratonas, achas que é só pôr um tênis de corrida e fazer 15 km de cara???? Temos que fortalecer os músculos, mudar a dieta, treinar e aumentar distância paulatinamente, e preparar-se mentalmente para cada desafio.

Uma vez tive a oportunidade de conversar com um piloto que declarou ter-se antecipado em comprar uma Ultra, pois devido ao peso da moto, a coluna dele sofreu uma lesão. E tantos outros confessam que compram a maior porque os amigos também compraram... Mas, na verdade gostariam de continuar com suas Softail ou Sportster.

Sei que as coisas funcionam assim, mas para quem tem um pouco mais de consciência e sabe que tudo tem um processo, e que a experiência é extremamente necessária; não se deixe levar pelas aparências.

Se alguém me vir pilotando pode pensar que é muito fácil, pois a moto tem o centro de gravidade baixo, eu sou baixinha e não tão forte... Mas se esquece de avaliar quanta pesquisa eu fiz - seja teórica e de campo, quanto treinei e ainda treino, pratico yoga, respiração e controle mental; quantas distensões tive lidando com a motocicleta. É,... o poder, a força e a beleza estão no meu pilotar. E são provenientes de tudo isso, mas principalmente, pela força de vontade interior.

Não se enganem, amigas(os), a coisa não é o que parece... Mas tudo é possível desde que nos dediquemos.


Nos vemos na estrada!


15 de julho de 2013

Dicas para quando sua moto fica parada por um certo tempo

Por Bob Kincey

Bateria: o maior cuidado que você deve ter ao deixar sua Harley guardada por muito tempo é com a bateria. Quando conectada à moto parada, a bateria descarrega gradativamente, podendo perder a vida útil. Para evitar isso, basta desconectar os cabos, com cuidado. Primeiro desconecte o cabo negativo usando uma chave de fenda, isole a ponta e repita o processo com o cabo positivo. De preferência, tire a bateria da moto. Se não for possível, tenha certeza de que os cabos estão isolados um do outro.

Limpeza e lubrificação: Dê uma lavada e definitivamente, uma boa secada na sua motocicleta antes de guardá-la, já que a sujeira e areia das ruas, depositadas podem corroer as partes metálicas e danificar as engrenagens. Mesmo depois de lavada, algumas partes precisam de carinho especial. O escape é um bom exemplo disso. Pulverize o WD40 no interior das ponteiras, evitando que a umidade e outros agentes naturais enferrujem o metal. O lubrificante também serve para proteger os cabos do acelerador e da embreagem e outras partes articuladas da sua Harley, como manetes, câmbio, mola do pezinho, etc.

Combustível: para deixar a moto parada, encha o tanque com a melhor gasolina do mercado.

Pneus: é importante manter os pneus devidamente calibrados. No frio, por exemplo, o ar tende a condensar, fazendo com que os pneus murchem. Se ficarem murchos por muito tempo, a borracha pode deformar ou até mesmo rachar. Muita gente acredita que basta enchê-los na hora de andar e tudo voltará ao normal. Isso não é verdade, além de ser perigoso.

Proteção: mesmo em local coberto, o uso da capa não é demais. De preferência use uma capa própria para motos, com entradas de ar e revestimento interno flanelado para evitar riscos. Além disso, uma boa trava de disco de freio pode garantir ainda mais proteção.



Faça as revisões a cada 8.000 Km (clique neste link). 

5 de julho de 2013

Encosto para piloto na Deluxe

A medida que vamos usando a nossa motocicleta vamos vendo a necessidade de certos acessórios. Então hoje vamos falar sobre o encosto do piloto para uma Harley-Davidson Deluxe. Quando pensei em colocar este acessório achava que fosse simples, assim como o é para uma Street ou Ultra Glide. Ledo engano, pois é preciso trocar todo o banco - no caso do acessório original - para poder ter o privilégio do encosto. Outro problema é o custo, mais de R$2.500,00...

Então fui pesquisar na internet e encontrei alguns encosto para piloto: Um modelo é fabricado pela Kuryakyn* - ele é fácil de instalar, tem bom ótimo acabamento e é confortável. O outro é da marca FMV* - parece ter um bom acabamento também e a instalação também parece fácil, custa a metade do preço do da Kuryakyn. Outro ainda, que não sei a marca, no site Motrix*- também de um custo mais atraente.

 Encosto do piloto Kuryakyn



Encosto do site Motrix

Encosto original Harley-Davidson

Você está vendo que são várias as possibilidades, isso sem contar as empresas customizadoras que desenvolvem um projeto específico para a sua motocicleta.

Por hoje é só... LET'S RIDE!
Nos encontramos na estrada, e agora, sem dor nas costas...

* clique nos links e vá direto ao site de interesse

Vìdeos Zen na Motocicleta